05 May 2006



Frida Kahlo

"Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade “. São frases como esta que celebram a pintora mexicana. Quando exala o seu último suspiro, no ano de 1954 na Casa Azul, Frida despede-se de uma vida trágica, que perante a partida do seu corpo se eterniza nos seus quadros. A vida sempre se encarregara de a desiludir. Frida morre cansada, cansada das dores, das infidelidades do marido, dos inúmeros relacionamentos amorosos que manteve com diversas figuras públicas, da incapacidade de ter filhos. Apesar do álcool e dos medicamentos, quanto mais avança na vida menos o seu corpo tem vontade de continuar. O sofrimento de Frida é agudo, dividido entre um optimismo relapso e a negra consciência da infelicidade que a assola.

Quem a apelida de surrealista certamente não conhece o seu percurso difícil, o modo como a vida desde cedo se encarregou de a castrar, quer através de acidentes que a foram deformando, quer a través da fatalidade que foi o seu amor por Diego Rivera – eternizado como o amor entre a pomba e o elefante -, compreenderia que os quadros de Frida são a reprodução fiel da realidade que a atormente. Não se trata daexploração de um imaginário onírico, mas sim de uma interpretação dolorosa de uma realidade difícil.


A pomba cedo tenta voar. A poliomielite e um acidente com um autocarro roubam-lhe as asas, pelo que Frida descobre na pintura a arena perfeita para voar em segurança. Quando Diego a conquista, nem imagina o sofrimento que esse amor traria. As traições do elefante embrenham-na numa autêntica colecção de amantes, que Frida vai consumindo. A pintura continua a ser o espaço puro, alheio à poluição da vida. Os dois abortos que sofre durante a sua estadia nos E.U.A. provocam-lhe um desprezo por tudo e as saudades do México que celebra nos seus quadros.

O divórcio chega e Frida quase desespera, até que um ano depois, numa altura em que a morte já ensombra os seus quadros, o marido volta a propô-la em casamento. Diego sempre impedira Frida de se suicidar, receando talvez viver sem ela.


Diego e a clausura do seu corpo doente devem porventura ter ensombrado o seu pensamento na hora da partida. Quando a doença a prende à cama, a solidão faz a pomba perceber que o espelho da pintura foi tudo o teve na vida.
Mais do que um espaço de liberdade, a pintura representava a aguda consciência do eu, que porventura escapava a quem a via sorrir vibrante e inebriada na famosa exposição em que surge numa maca, para surpresa de todos. Mais do que pintar a sua realidade, Frida pintava-se a si própria.
A obra que legou ao mundo talvez permita um conhecimento tardio da mulher que vivia dentro da pintora.

Antes de morrer, Frida Kahlo, pintora mexicana nascida a 6 de Junho de 1907, que desde cedo apoiou causas revolucionárias e cuja pintura lhe legou o reconhecimento internacional ainda em vida, despede-se do mundo que prefer esquecer: “espero alegremente a saída – e espero nunca mais voltar”.



Labels:


Marcação de consultas pela Internet no Santa Maria

Já é possível, desde ontem, marcar consultas e alguns exames médicos no hospital Santa Maria através da Internet. Os utentes têm apenas de preencher um formulário electrónico no site do hospital (
www.hsm.min-saude.pt ), sendo a hora e data confirmadas via sms.

Este novo serviço, anunciado ontem pelo Minstro da Saúde, insere-se na recém-anunciada reforma do Estado (Simplex 2006) e deverá ser alargado a mais quatro hospitais até ao final do ano.Espera-se que permita gerir melhor as listas de espera e as vagas e aumentar a eficácia dos serviços do hospital.

A marcação electrónica de consultas e exames no Santa Maria poderá ser feita através dos centros de saúde (por enquanto apenas o de Loures e o de Alvalade) ou pelos próprios utentes. Até ao final do ano o modelko estender-se-á a oubtros quatro contros, beneficiando cerca de 360 mil utentes.

Os utilizadores do serviço podem escolher o período mais conveniente para a realização das consultas e exames, desde que o façam com um mínimo de 30 dias de antecedência. O Call-Center do hospital enviará depois uma sms a confirmar a existência de vagas, o dia e a hora, ao que o utente apenas tem de responder sim ou não.

Para quem não tiver telemóvel ou acesso à internet, mantém-se o sistema de marcação tradicional por fax ou telefone. O mesmo se aplica às especialidades que este serviço não cobre- por enquanto só está disponível para 18 especialidades clínicas.


Principais sites:

http://www.dgs.pt/
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MS/
http://www.acs.min-saude.pt/acs
http://www.mni.pt/destaques/





Blogues:
http://saudesa.blogspot.com/
http://raim.blogspot.com/
http://bibliotequices.blogspot.com/2006/03/simplex2006.html


Newsletters
http://www.mni.pt/newsletter/index.php

Labels:


Blogue: um blog, ou weblog pode ser definido como uma espécie de diário virtual. Trata-se de uma página pessoal, que pode ser criada por qualquer pessoa e lançada gratuitamente na Internet através de serviços como o Webblogger e outros. Nela constam registos do autor, que podem ir desde opiniões sobre determinados assuntos, até à publicação de notícias acompanhadas de comentários, etc.

A grande atracção dos blogs é o facto de permitirem a quem os visita deixar a sua opinião acerca da página. O blog é por isso uma página interactiva, permitindo ao dono do blog ( blogger) interagir com os visitantes da sua página.
Associado ao blog surge toda uma linguagem que lhe é comum: blogger, que é o autor do blog; posts, que são os textos que o autor vai publicando; taggboard, que é o local onde os visitantes podem deixar os seus comentários.

RSS: ou Really Simple Syndication, éuma tecnologia que permite aos utilizadores da Internet aceder rapidamente às actualizações realizadas em determinados sites, através de um outro programa denominado Feed. O RSS permite que, por exemplo, um site de notícias possa disponibilizar actualizações permanentes das novas manchetes aos seus leitores, sem que estes tenham de visitar o site para ter conhecimento delas: graças ao programa feed instalado no seu computador, cada utilizador recebe apenas as partes do site que foram actualizadas.


Para beneficiar do RSS é portanto necessário um programa chamado Feed (ou agregador), cuja função é a de reunir várias páginas habilitadas com RSS, escolhidas pelo utilizador. Graças a este programa, podemos receber no nosso computador actualizações de diferentes sites ( desde que providos de RSS). Este programa pode ser retirado gratuitamente da Internet, e o seu funcionamento assemelha-se ao de um leitor de e-mail.

WIKIS: é uma colecção/conjunto de páginas de web interligadas entre si através de uma linguagem muito simples, que além de poderem ser visitadas, como qualquer outra página da Web, podem ainda ser editadas pelos seus visitantes.

Exemplos de wikis são, por exemplo, as enciclopédias virtuais como a wikipédia: englobam inúmeras páginas, às quais se pode aceder através de um índice, ou através das muitas ligações existentes em cada página, que permitem uma navegação personalizada e não-linear. Além disso, é possível aos visitantes acrescentar directamente textos às páginas existentes, permitindo uma grande interactividade, a edição colectiva e a expansão permanente do site. Num wiki todos podem contribuir para a sua formação.

PODCASTING: é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e fotos na Web que permite aos utilizadores estarem a par da sua actualização, pois dispõe do sistema RSS. Graças a este sistema, podemos ouvir a qualquer hora do dia o programa de rádio ou música favoritos a qualquer hora do dia, pois o computador descarrega-os automaticamente.

Os programas e arquivos gravados em formato digital (mp3, aac e ogg) são armazenados num servidor de Internet e, através do feed RSS as actualizações dos mesmos e novos programas são automaticamente enviados para os diversos utilizadores.

Labels: